sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Anseio.

O homem parece estar sempre tentado a buscar mais, a nunca se satisfazer. É impressionante (até engraçado) ver que sonha-se com algo num dia, e no outro achamos mil defeitos no que lutamos tanto para conseguir; isso quando não desistimos totalmente do que foi cobiçado antes. Isso se aplica em todos os âmbitos da vida. Quem não passou no vestibular, quer passar no vestibular; quem passou, não suporta uma matéria ou um professor. É só se livrar dessa matéria ou desse professor para achar outro defeito. É raro ver alguém dizer: minha vida é perfeita do jeito que é. Até quando alguém vai dizer que está satisfeito, diz: "É...não tenho do que reclamar." E isso não acontece porque somos reclamões. Acontece porque essa vida não é perfeita mesmo, e essa acaba sendo a graça. Se estamos felizes, só reconhecemos o valor dessa felicidade porque alguma vez estivemos tristes. É como se diz por aí: quando damos pouco valor a algo, é porque nos acostumamos. Só damos devido valor quando perdemos.
Um ponto crucial para ser mais feliz é PARAR de se comparar com os outros. À primeira vista, superficialmente, várias pessoas vão parecer ter uma vida mais realizada que a sua. Mas, como diria a música de Caetano, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." Mesmo que as aparências enganem.
Eu tento agradecer só por estar viva, mas uma veia existencialista me consome. Não fujo à regra de nunca estar totalmente satisfeita. Se estou satisfeita com as pessoas ao meu redor, não estou satisfeita comigo mesma. Ou vice-versa.
Outra coisa que estraga o ser humano é a expectativa. De novo, em relação a TUDO. Nas coisas mais simples, a decepção é inevitável pra quem espera demais. "A expectativa voa; a realidade se arrasta". 



Uma coisa é certa: não dá pra fugir da minha natureza.

2 comentários:

João Victor Lima disse...

É natural.
A força pra balancear tudo isso tem que ser mais emocional qu racional.

Mu amor escreve tão natural, o estilo do texto já é tão parecido contigo!

Beijo, mô :*

Anônimo disse...

nossa, estou impressionado! é muito raro encontrar meninas tão bonitas e inteligentes como você. parabéns pelo texto, original e realista!
bjs linda :******